Wednesday, September 5, 2007

Velhice é pecado?


Hoje fui visitar minha tia numa "clínica geriátrica" (?)
Ou, sejamos menos hipócritas, num depósito de velhos...
Ela vinha sendo cuidada por um casal de sobrinhos, que delapidaram seu patrimônio e a jogaram naquele lugar.
O resto da família, certo de que ela estava sendo protegida pelo casal de sangüessugas, levou um susto.
Estamos, meu pai e eu, agilizando uma tentativa de obter sua guarda e tentar salvar, pelo menos, a pensão que poderá levá-la para um lugar melhor.

Estou muito triste por tê-la visto sem sua constante dignidade e imponência, apenas uma velhinha balbuciante e confusa, com marcas roxas nos braços, vestida com roupas prosaicas e desalinhadas, sem poder levantar da cadeira e querendo fugir dali para ir trabalhar.
Tirei uma foto dela no celular, consegui fazê-la sorrir por um pequeno momento.
Minha tia tão querida, que me ensinou as primeiras notas musicais e a tocar piano, que fazia um bolo delicioso de miolo amarelinho, que tentou me ensinar a costurar... quero te salvar do desprezo, da insensibilidade,
da solidão.
Me perdoa se não pude evitar teu sofrimento.

Atualizando em 17/11/14: Contratamos advogado, abrimos um processo
e perdemos, mais uma vez a Justiça acredita em mentirosos. Mas pelo menos foram obrigados a levá-la para um lugar com melhores instalações, ia visitá-la todas as semana, quando ficava deprimida ao vê-la definhar aos poucos. Uma simples gripe a hospitalizou, e complicações posteriores acabaram por levá-la a morrer neste hospital, e só nos avisaram quando ela já estava morta...Nem consegui ir ao seu enterro, estava com tanta raiva das pessoas que a abandonaram que preferi orar por ela em outro lugar. Mas como acredito na existência do karma, "o que é deles está guardado".

No comments: