Tuesday, February 19, 2008

Eu estou de OLHO e você? 2


Tudo leva a crer que esse julgamento vai espalhar muita fumaça sobre os fatos, já que o culpado não quer ir sozinho para a cadeia...

Manipulação dos fatos não é algo novo quando busca-se a Verdade.

Note-se também que o episódio ganhou as primeiras páginas da mídia, quando o erro causou o crime ambiental. Mas agora, quando queremos conhecer o desenrolar da questão e se teremos um final justo para ela, as notícias resumem-se a tímidos dados em página sem destaque.




Ruppenthal defende-se de 20 crimes ambientais

Em depoimento que durou duas horas no Fórum de Estância Velha, o engenheiro químico Luiz Ruppenthal, apontado pelo Ministério Público como principal envolvido na mortandade de peixes no Rio dos Sinos em outubro de 2006, tentou dividir a responsabilidade dos 20 crimes ambientais pelos quais responde.

Ele encerrou sua defesa sugerindo que a prefeitura de Estância Velha e empresas próximas à central de resíduos Utresa - da qual foi diretor e responsável técnico - também deveriam estar respondendo ao processo.

- A prefeitura (de Estância Velha) deveria estar sentada ao meu lado, no banco dos réus - disse, argumentando que o lixão municipal, vizinho à Utresa, também teria descartado chorume (líquido tóxico) nos arroios Portão e Cascalho.

Bastante tenso e com uma pasta com fotos aéreas, reportagens e laudos, Ruppenthal admitiu não ter obtido autorização para a construção de novas estações de tratamento de efluentes - de onde teria vazado líquido tóxico que pode ter contribuído diretamente para a morte dos peixes no Sinos em outubro de 2006.

- Tinha um bom relacionamento com a direção da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e, informalmente, me foi dito que o quanto antes fizesse as obras, melhor seria para todos. Estávamos em vias de resolver a coisa de forma definitiva - disse, referindo-se à intenção de tornar a Utresa uma entidade de transformação de resíduos tóxicos.

Para o promotor e autor da denúncia contra Ruppenthal, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, o engenheiro químico tentou distorcer o foco dos processos contra ele.

Ruppenthal deixou o Fórum atendendo à imprensa e se dizendo convicto da absolvição. Ele tem nova audiência marcada para as 9h do dia 16 de abril, quando responderá por outros 30 crimes ambientais.

O que diz o secretário de Meio Ambiente de Estância Velha, Claudenir Ferreira dos Santos:

Ele (Luiz Ruppenthal) está tentando desviar o foco do processo. O resíduo que existe no Terminal de Resíduos Sólidos Urbanos é sólido, estabilizado e com potencial poluidor infinitamente menor do que o resíduo tóxico que a Utresa recebe. Jamais seria capaz de, por si só, provocar uma mortandade de peixes.

Zero Hora - 19/02/08

No comments: