Tuesday, July 1, 2008

Gordura trans agoniza





Ontem mesmo postei uma verdade que está vindo à tona, sobre os perigos do uso do plástico.
Hoje, encontro notícias sobre a agonia da gordura trans, mais um vilão do mundo contemporâneo, criado pela indústria alimentícia e aceito plenamente pelos órgãos de controle e saúde, aos poucos mostrando sua verdadeira face para nós, pobres e desinformados mortais.

Mais uma prova de que "somos levados no bico", "levamos gato por lebre", somos ludibriados... alguém tem aí uma expressão para adicionar às tantas que me chegam
à mente?

Nova York bane gordura trans dos cardápios
Estabelecimentos não poderão vender comida feita com a substância


Ligada a problemas no coração e câncer, a gordura trans será banida na maior cidade dos Estados Unidos - um dos países com mais obesos no mundo.

A partir de hoje, estabelecimentos que vendem comida em Nova York - de restaurantes a cantinas de escolas - estarão proibidos de usar esse tipo de gordura ao preparar seus alimentos. Estima-se que a ingestão de 5,6 gramas da substância todos os dias aumente o risco de doenças cardíacas em 20%.

Os comerciantes tiveram dois anos para se adaptar à lei, aprovada em 2006. As autoridades, porém, estudam a adoção de um período de tolerância de três meses antes do início da aplicação das multas - que variam de US$ 200 a US$ 2 mil.

Preocupados, chefs da Big Apple gastaram muito tempo e centenas de litros de azeites e margarinas para adequar suas velhas receitas à nova lei, sem que o alimento perdesse em sabor e textura. E parece que o esforço deu certo: ao fim do prazo de adaptação, poucos pratos serão retirados dos cardápios. Alguns gigantes de fast food, como o McDonalds, anunciaram ter conseguido eliminar a gordura trans de todos os seus produtos.

No Brasil, um projeto de lei do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que proibia a fabricação e a comercialização de produtos que contenham esse tipo de gordura a partir de 2010, foi rejeitado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados na semana passada. ?????????

Desde 2006, contudo, as indústrias são obrigadas a colocar nos rótulos as informações sobre a quantidade de gorduras trans de seus produtos. Segundo a nutricionista Camila Laflor, do Hospital Moinhos de Vento, a iniciativa brasileira é um grande passo, mas não suficiente para conter os efeitos nocivos da substância:

- Quando os estudos nos mostrarem com mais consistência os malefícios do consumo de gordura trans a longo prazo, não tenho dúvida de que a nossa legislação será mais rigorosa.


Qual será a grande diferença dos estudos norte-americanos e dos brasileiros? Não será uma questão de cifrões?



Saiba mais:

Dinamarca foi o primeiro país a ter leis duras regulando a venda de produtos com gordura trans, em março de 2003.
Em 2007, na Grã-Bretanha, as maiores redes de supemercado desse país, se comprometeram a banir o uso de gordura trans em seus produtos próprios.
Calgary, no Canadá, foi a primeira cidade desse país a banir a gordura trans de restaurantes e cadeias de fast food, em janeiro de 2008.
A Suíça baniu a gordura trans em abril de 2008.
Em janeiro de 2008, San Francisco (EUA) lançou um programa voluntário para pôr fim à
utilização desse tipo de gordura em restaurantes.
Condado de King, em Washington - lei que proíbe o uso de gordura trans entrará em vigor em fevereiro de 2009.
BRASIL - Comissão da Câmara de Deputados rejeitou o projeto semelhante ao de Nova Iorque na semana passada.

Fonte da notícia: Jornal Zero Hora, edição de 01/07/2008

2 comments:

Carla Beatriz said...

Oi Vera,

Passa aqui e relembra os anos 70 e 80!

Beijos

Carla Beatriz said...

Oi Vera,

Tem um meme para ti lá no Vai, Carla! Ser Gauche na Vida!

Vai lá conferir! ;-)

Beijos