Wednesday, March 18, 2009

Reação à vacina da febre amarela causa nova morte



A Secretaria Estadual da Saúde confirmou ontem (16/03/09) a morte de um segundo gaúcho por reação à vacina contra a febre amarela, desde outubro, quando intensificou a campanha contra a doença.
O agricultor Ario Nei Tonetto, 39 anos, morreu em 16 de fevereiro no Hospital de Caridade em Santa Maria/RS, após passar mal com a imunização.
Segundo o governo do Estado, Tonetto tomou a vacina no dia 4 de fevereiro.
Seis dias depois, começou a apresentar sintomas como febre alta e icterícia (amarelão).
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, duas semanas antes de tomar a dose, Tonetto teve varicela - doença causada por um vírus que provoca bolhas e febre alta.

As análises de amostras do sangue do agricultor não deixaram dúvidas: Tonetto foi vítima de uma reação vacinal.

- Os casos de morte por vacina são raros. Os dados que temos indicam uma morte a cada 1,5 milhão de pessoas vacinadas. Por uma triste coincidência, duas pessoas de Santa Maria morreram. (Triste coincidência????????????????????????)
Acreditamos que ambas estavam com a imunidade baixa e, por isso, tiveram problemas - diz o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.
É uma rotina questionar as pessoas que apresentam-se para a vacina sobre sua imunidade, se está baixa ou não? Como saber disso naquele momento? Como avaliar se a pessoa pode ou não receber a vacina, nesse caso?

A primeira morte por reação à vacina foi registrada em janeiro: a dona de casa Lilian Regina Xavier, também com 39 anos, tomou a dose porque iria acampar em área de risco.
Como fazia hemodiálise e tinha lúpus (doença que desequilibra o sistema imunológico), ela procurou um médico e o profissional teria avaliado que o risco de Liliane morrer pela vacina era menor do que pela doença.

A Secretaria da Saúde recomenda que a pessoa antes de receber a vacina, confira seu estado de saúde: se estiver com a imunidade baixa, deve evitar a dose, feita com o vírus vivo e atenuado.

Liliane seguiu essa recomendação mas sua morte indica que devia ter avaliado melhor seu estado de saúde... e Tonetto, aparentemente, desconhecia essa recomendação.
Repito minha dúvida: é uma rotina recomendar essa avaliação ou está sendo sugerida agora, após as duas mortes?

QUEM NÃO PODE RECEBER A DOSE
(Essas informações deveriam ser amplamente divulgadas - não num cantinho de página de jornal, como nessa matéria - e além disso, deveriam questionar minuciosamente as pessoas antes de tomarem a vacina)


1) crianças com menos de 9 meses;

2) gestantes, dada a chance de infecção para o feto;

3) pessoas com HIV, leucemia e linfoma e quem está fazendo quimioterapia e radioterapia;

4) alérgicos a ovo, já que a vacina é preparada em ovos embrionados;

5) alérgicos ao antibiótico entromicina e à gelatina, componentes da fórmula da vacina;

6) pessoas com antecedentes de reação alérgica a uma dose prévia da vacina antiamarílica e à hemodiálise.

Será que dá tempo de fazer todas essas perguntas a um grande número de pessoas, aglomeradas numa fila, ansiosas e com pressa de tomar a vacina, movidas pelo pânico de pegar a doença?

Fonte: Jornal ZH de 17/03/09
reprodução parcial de matéria - comentários em AZUL são meus

4 comments:

Carla said...

Olá Vera,

conheci este blog a pouco tempo, assim como o Cozinha Natureba. Muito bons, por isso deixo um convite que vale para os 2!
Dá uma passadinha lá no meu blog, que tem um Selo para meus blogs preferidos. E dois deles são os teus!

Sobre vacinas e reações, bem, gostaria de colocar algumas questões, mas devido ao horário, juro que posto aqui outro dia!! Um abraço

Vera Falcão said...

Carla, obrigada pelos selos, não sou muito ligada nesse lado dos blogs, mas é claro que fico feliz com o reconhecimento das pessoas - vou tentar entrar na roda (sou um tanto eremita... rs)!
Aguardo tuas colocações,

bjs

Carla said...

Oi Vera!

Como ficou muito grande, enviei a msg pro teu e-mail! Um abraço!

Vera Falcão said...

ok, vou ler, mas não tem problema, não, pode postar à vontade, a quilometragem das palavras é livre por aqui!