Friday, April 24, 2009

Gripe suína mortal



Uma variedade letal de gripe suína nunca antes vista vem atingindo o México, onde já provocou pelo menos 16 mortes e suscita o temor de que esteja se espalhando pela América do Norte.

A Organização Mundial de Saúde disse que está preocupada com o que chamou de 800 casos "semelhantes a gripe" no México e também com um surto confirmado de uma nova variedade de gripe suína nos Estados Unidos. A entidade anunciou na sexta-feira (24) que convocará um encontro de emergência para discutir o assunto.

Foram canceladas as aulas de milhões de alunos na capital mexicana, Cidade do México, e áreas vizinhas na sexta-feira, depois de as autoridades terem observado um número de mortes acima do normal nas últimas semanas por doenças semelhantes à gripe.
O Governo recomendou à população evitar beijos e apertos de mão.

"É um vírus suíno que sofreu uma mutação e em algum momento foi transmitido a humanos", disse à rede Televisa o ministro da Saúde mexicano, José Angel Cordova.

Cordova vinculou a doença no México a um novo tipo de gripe suína que já atingiu sete pessoas na Califórnia e no Texas.

Portal de Notícias da Globo
24/04/09

A notícia não me causa espanto, já estava prevista: aumento desenfreado da população, falta de higiene (animais convivendo com humanos) e péssima qualidade de alimentação, enfim, causas para que as bactérias e vírus se proliferem em alta velocidade.
Além disso, chamar a atenção para essas "epidemias" faz muito bem para os cofres da indústria farmacêutica, pois parece que em breve, teremos vacinas para tudo (até para unha encravada, como comentei num post antigo: http://foradomanual.blogspot.com/2008/06/isso-preveno.html

A cada nova denominação da doença que surgir, a indústria farmacêutica, bravamente, vai arregaçar as mangas e sair em busca da "cura"... que sempre estará bem perto de nós, em procedimentos básicos e simples - mas que não trazem lucro, apenas a manutenção da saúde - mas com todo mundo saudável, o que farão com os antibióticos, as vacinas, os frascos e comprimidos, os exames invasivos, os hospitais, enfim, com todo esse sistema de "saúde"?
É só espalhar o pânico que o povo sai correndo para tomar a vacina indicada, chegando ao exagero de tomar duas ou três doses seguidas, "para reforçar"...
As aves, os suínos, os mosquitos - eles são apenas condutores do mal projetado e construído pelo próprio Homem.


As causas da doença serão sempre as mesmas, ela só vai mudar de nome e ficar mais voraz e forte, a cada adaptação. Preparem seus sistemas imunológicos!

Aqui, os cientistas já previam a adaptação do vírus, das aves para os suínos:

O vírus H5N1 pode estar a adaptar-se a suínos
08-04-2009

Investigadores do Japão e da Indonésia descobriram, no decurso de uma investigação, que o vírus da gripe aviária H5N1 pode estar adaptando-se aos suínos e pode estar ficando menos patogénico para os mamíferos em geral.

Ao longo da investigação foram recolhidas amostras de vírus em aves e em suínos, na Indonésia.

Posteriormente, as amostras foram cultivadas em laboratório e inoculadas em ratos.

Após observação dos ratos, os investigadores, concluíram que os vírus recolhidos dos suínos eram menos letais para os ratos que os vírus recolhidos das aves.

Os investigadores acreditam que a diminuição da virulência do H5N1 nos suínos se deve à atenuação do vírus durante a sua replicação.

Segundo os investigadores, os suínos podem ser utilizados como hospedeiros intermediários do vírus, o que ajudará o vírus a adaptar-se aos humanos, pois as células epiteliais da traquéia dos suínos podem ser infectados com as variantes aviária e humana do vírus.

As infecções de suínos com o vírus H5N1 raramente são confirmadas, porque os suínos infectados não apresentam sinais da doença, no entanto, os investigadores afirmam que foram detectados suínos infectados com este vírus entre 2005 e 2007, na Indonésia.

Fonte: QUALFOOD - Base de Dados de Qualidade e Segurança Alimentar


Veja sobre a gripe aviária:
http://foradomanual.blogspot.com/2008/01/ltimas-notcias-sobre-gripe-aviria-oms.html

A primeira foto postada mostra imagem de infectados pela GRIPE ESPANHOLA, de 1918, com o vírus-origem de todos os demais que circulam por aí...

No comments: