Monday, April 27, 2009

Medo de pegar a gripe aumenta...




Pois é, assim começa a espalhar-se o pânico e a paranóia... um espirro e o incauto já pensa em "gripe suína", como um dia pensou em Ebola, gripe aviária, a "volta da tuberculose"...

As pessoas lêem as notícias, assistem aos telejornais, pegam informações fragmentadas, manipuladas e superficiais, não aprofundam-se na pesquisa e saem comentando que "a gripe suína" já chegou no Brasil: um casal vindo de Cancum está internado com suspeita de ter contraído a dita...

E a indústria da alimentação, rapidamente, anunciou que PODEM comer carne de porco sem problemas, não é por aí que a doença vai nos atingir!
Lembram que na época da "gripe do frango", ninguém mais queria consumir o bichinho com medo de pegar a doença? Foi um grande prejuízo para os criadores de aves.

"O grupo farmacêutico suíço Roche informou nesta segunda-feira (27) que está pronto para fornecer 3 milhões de doses do medicamento antiviral Tamiflu, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o vírus da gripe suína."

Bem, parece que estavam a postos, com toda a produção estocada, só aguardando o pânico ser estabelecido... o esquema planejado para desovar a produção está em funcionamento!

TAMIFLU está desaparecido dos balcões das farmácias, mesmo que deva ser indicado por médico e não tomado como picolé de frutas...

Agora à noite, vi na TV que um casal em lua-de-mel estava no check-in para Cancum e desistiu... e o governo prontamente alertou: não vai ressarcir ninguém que desistir de viajar para as "áreas de risco"... e o povo que chega do exterior, compra uma máscara na farmácia do aeroporto e vai pra casa up-to-date!

Para mostrar que TIRAMISU não é balinha de hortelã:

O governo dos Estados Unidos fez nesta sexta-feira (23) um alerta sobre eventos psiquiátricos observados em pacientes tomando os medicamentos Tamiflu, da Roche, e Relenza, da GlaxoSmithKline. Ambos os remédios são usados para tratar o vírus influenza, causador da gripe. Recomendações a respeito serão discutidas durante uma reunião na próxima semana.

Essa não é a primeira vez que a FDA (órgão americano que regulamenta a área de alimentação e medicamentos) faz uma reunião sobre problemas com esse tipo de medicamento. Há dois anos um encontro parecido foi realizado após relatos de mortes de crianças japonesas que tomavam Tamiflu. Os especialistas não conseguiram encontrar ligação entre as mortes e o remédio. Ainda assim, o órgão acrescentou na bula um alerta sobre comportamentos anormais, como delírio e propensão a autoflagelação.

Nos documentos preparados para a reunião da próxima semana e publicados no site da FDA, a agência recomendou que a bula fosse fortalecida para afirmar que “em alguns casos, esses comportamentos resultaram em ferimentos sérios, incluindo a morte, em pacientes adultos e pediátricos”.
A equipe da FDA também avaliou o Relenza, da mesma classe que o Tamiflu, e recomenda que a bula alerte para “casos de alucinações, delírio e comportamento anormal” observados em alguns pacientes tomando o remédio.
A FDA diz que não há provas sobre se os eventos são causados pela medicação, pela doença ou por uma interação entre os dois.

O Tamiflu é conhecido genericamente como oseltamivir e vendido como comprimido. O Relenza é o genérico zanamivir e tomado através de inalação.
O porta-voz da Roche disse que não há provas de uma relação causal entre o Tamiflu e os eventos psiquiátricos.
“A Roche investigou extensivamente o assunto e está conduzindo estudos clínicos e não-clínicos. A Roche leva todos os relatórios de efeitos colaterais muito a sério”, disse Terence Hurley, em nota.

Cerca de 48 milhões de pessoas já tomaram Tamiflu ao redor do mundo, incluindo 21 milhões de crianças, desde 1999, segundo Hurley.
A porta-voz da Glaxo diz que uma revisão de dados, obtidos antes do medicamentos ser colocado a venda e após os testes de aprovação, não mostraram qualquer sinal desse tipo de efeitos adversos.
A equipe da FDA avaliou cerca de 600 casos de eventos neuropsiquiátricos relatados por pacientes de Tamiflu e 115 de pacientes do Relenza.


Eu fico com o alho cru, a própolis, a equinácea, verduras, frutas e legumes crus, sementes germinadas, chás de tansagem, florais e outras práticas conhecidas, ainda, como alternativas...

No comments: