Friday, June 19, 2009

Amanhã é dia do Zé Gotinha...


Pólio oral Sabin(OPV)
Vírus vivo atenuado, cultivado em células de rins de macacos.
Reações: anafilaxia, S Guillan Barré, asma, S de West, miopatias, polineurites, poliomilite vacinal


A paralisia infantil tornou-se rara no mundo ocidental, onde existem mais casos de pólio provocados pelas vacinações que pela própria doença.
O vírus atenuado pode sofrer mudanças no organismo, sendo eliminado como germe contagioso pelas fezes por até 8 semanas, causando paralisia pelo vírus vacinal, motivo pelo qual a Sabin foi substituída pela Salk (injeção de vírus mortos) desde 1998, na maioria dos países europeus e americanos.



A OMS não recomenda a vacina oral em regiões onde ocorreu a erradicação da doença e os reservatórios de vírus da pólio estejam sob controle, mas seguir essa recomendação pode ter um risco muito alto.

A dose da vacina oral custa em torno de US$ 0,03 e a dose de Salk US$ 2,50, o que leva a política de imunização nos países pobres a avaliarem mais os aspectos financeiros que os médicos.

Referência desse trecho do trabalho:
XIAOFENG L e al. An outbreak of poliomyelitis caused by type 1 vaccine-derived poliovirus in China. Jour Infec Dis 2006 sept; 194 (5):545-551

Trabalho de revisão "Vacinas: uma postura homeopática" - Dra. Liliane Maria Schuch de Azambuja - Médica formada pela PUCRS, especialista em Pediatria e Homeopatia, docente do curso de especialização em homeopatia para médicos da Fundação Centro Gaúcho de Estudos e Pesquisa em Homeopatia - CEGEPH, vinculada a SGH.

No comments: