Thursday, June 18, 2009

Jornalismo sem diploma


Folha Online - 17/06/09

Por 8 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou hoje a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Só o ministro Marco Aurélio Mello votou pela manutenção do diploma.

O presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azêdo, criticou a decisão. "A ABI lamenta e considera que esta decisão expõe os jornalistas a riscos e fragilidades e entra em choque com o texto constitucional e a aspiração de implantação efetiva de um Estado Democrático de Direito, como prescrito na Carta de 1988", disse ele em nota.

Na nota, Azêdo diz esperar que a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) recorra ao Congresso Nacional para "restabelecer aquilo que o Supremo está sonegando à sociedade, que é um jornalismo feito com competência técnica, alto sentido cultural e ético".

Ele informa que a ABI organizou o 1º Congresso Brasileiro de Jornalistas em 1918 e aprovou "como uma das teses principais a necessidade de que os jornalistas tivessem formação de nível universitário".


Concordo que um diploma não garante que o profissional seja eficiente...
... que tirar A em todas as provas não garante que você seja um gênio...
... que muitas escolas de nível superior são de baixa qualidade...
... que o ensino superior tem várias deficiências...
... que passar no vestibular não demonstra que você domina determinados conhecimentos...
... que há pessoas sem diploma que são mais competentes do que muitas que o possuem...

Há muitos outros argumentos que poderíamos incluir nessa lista; se seguirmos essa lógica simplista, todos os diplomas de todas as profissões deveriam ser eliminados!

Logo, a argumentação do Supremo é altamente abusiva e manipuladora - me sinto vivendo em clima de ditadura!

Não foram os quatro anos de faculdade que me transformaram numa jornalista, não foi na faculdade que aprendi a discernir, a ler, a escrever, a questionar, a observar os dois lados de uma questão e a ser honesta - considero o curso que fiz fraquíssimo (mesmo sendo considerado o melhor, na época) e com altas mensalidades, mas o diploma era necessário para poder exercer a profissão, mesmo sabendo que muitos a exerciam sem tê-lo! E havia um mínimo de controle de qualidade...

Mídia atrelada ao empresariado - agora liberou geral!

Qualquer empresário da área da comunicação pode contratar seus marionetes para articularem suas falas prefabricadas e editadas, sem preocupação com o aval de ninguém (controle de qualidade zero)!

No comments: