Sunday, June 14, 2009

O sistema caiu


Quase todo mundo já deve ter ouvido essa frase em uma fila de banco ou serviço público, fato que nos faz esperar indefinidamente ou desistir e deixar tudo para outro dia...

Nesse fim-de-semana, fiz parte de um grupo de pais que levou suas crias ao cinema - aventura cansativa e perturbadora, se realizada aos sábados e domingos, quando todo mundo parece ter a mesma ideia!

Longas filas, barulho, confusão, o ar pesado e quente típico dos shoppings, mas enfim, chegamos ao caixa.
Muitos minutos para escolher os lugares (aliás, já restavam poucos), cálculo do preço dos ingressos, quem vai sentar com quem e, enfim, com o cartão de crédito na mão, um pai vai fazer o pagamento.
Mas a balconista avisa: o sistema está demorando pra funcionar!
Após inúmeras tentativas passando o cartão pra lá e pra cá, ela desiste e assume a derrota: não estou conseguindo...
Nos olhamos estarrecidos, faltam só dez minutos para a sessão começar, ainda temos que encarar a fila da pipoca... então, como abomino esses retângulos plastificados que nos ajudam a gastar compulsivamente e fujo deles, abro minha bolsa e tiro lá de dentro, cédulas, dinheiro feito de papel, artigo que está tornando-se raro nas relações comerciais.

Aquelas notas salvaram o dia, conseguimos comprar os ingressos, pagar a pipoca e as bebidas e as gurias assistiram ao filme da Hannah Montana (eu não, porque já tinha ido à estréia e dose dupla de filme teen da Disney não dá para engolir...).

Fiquei matutando sobre a superpopulação, o excesso de uso da tecnologia, a dependência do sistema, as senhas e chips tomando conta de nossas transações, o cheiro ruim e artificial que o os shoppings exalam, em como criamos isso tudo e chamamos de progresso...

2 comments:

Alôcka said...

Eu não acredito que elas ainda estão nessa de Hanna Montana...
dia desses vi um blog que tinha umas dezenas de imagens e situações dessa guria por aí, ela é muito bagaceira, muito chinelona, parem de dar $$$ e ibope pra ela, pelamordediós.

Vera Falcão said...

Menos, menos... lembra dos teus ídolos da adolescência? não vou nem citar... rs