Wednesday, November 11, 2009

Alice no País das Finanças



Atravessei o espelho e saí do meu mundinho economicamente simplório para me inserir no deslumbrante universo das instituições financeiras.
Buscava um pequeno empréstimo para saldar um dívida - nada muito glamouroso.
Entrei na financeira com uma pasta lotada de papéis, documentos, comprovantes e o principal requisito - um "nome limpo", ou seja, nada consta no spc, nada consta na serasa, nada consta na venda da esquina...
Depois de meia-hora de indagações, telefonemas (dei azar que o telefone do meu trabalho chamou várias vezes e ninguém atendeu), a funcionária perguntou sobre meus cartões de crédito, meus talões de cheque, as lojas em que eu comprava.
Informei que não usava nenhum desses itens, que estava totalmente à margem desse sistema - não tenho a carteira abarrotada de cartões coloridos, traiçoeiros pedaços de plástico que te levam a gastar muito mais do que ganha.
A moça ficou boquiaberta: "mas a senhora não compra a crédito em nenhuma loja, não tem algum cartão, não fez consulta de crédito em nenhuma loja nos últimos dois meses?"
Comecei a me sentir desconfortável, até um tanto envergonhada, como se tivesse cometido um crime sem saber do seu teor.
"Já disse que não uso cartões para comprar, gosto de pagar à vista. Há alguma coisa errada nisso?"
Ela sorriu amarelo e digitou mais alguns minutos no computador, talvez procurando saber quantas vezes eu esvaziava os intestinos por dia ou se escovava os dentes após todas as refeições.
Finalmente, deu o veredito: "sua ficha está aprovada (nada constava em desabono nos fichários pega-caloteiro, moro há mais de 20 anos no mesmo endereço, tenho um comprovante da renda razoável), MAS, por enquanto nós vamos lhe dar o nosso cartão de compras e, mais tarde, daqui a uns dois meses, o cartão de empréstimos"!
Nossa, deveria ter beijado suas mãos, seus pés, talvez o chão da financeira, pois fui abençoada com um cartão de compras que me daria inúmeras vantagens, menos a que eu mais queria: o EMPRÉSTIMO!
Recolhi minha papelada, agradeci comovida o cartão ("mas é o melhor cartão da loja!") e saí rápidamente, antes que colocassem à força um deles na minha bolsa.

Se entendi corretamente, o sujeito cheio de cartões, geralmente atolado em dívidas, mas um consumidor ativo que está sempre renegociando e pagando juros abusivos tem mais chance de conseguir um empréstimo financeiro do que alguém que tem um bom salário, um nome limpo no sistema mas não é uma vítima do consumismo!
Mais um dos Mistérios do Universo...

No comments: