Monday, January 4, 2010

Vacina encalha na Europa



Notícia publicada em ZH de 18/12/2009

Há dois meses, governos se apressavam em tentar obter acordos para a compra da vacina contra a Gripe A.
Agora, em muitos locais da Europa, o produto está encalhado e governos já começam a devolvê-lo às multinacionais. (VIVAAAAA!!!!!!!)
Mesmo assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se recusou ontem a declarar o fim da pandemia, alertando que uma nova onda de infecções poderia ocorrer no final do inverno do Hemisfério Norte, entre março e abril.

A Suíça, que havia comprado 13 milhões de doses para seus 7 milhões de habitantes, anunciou que quer se desfazer de 4,5 milhões de doses.
Parte da explicação é o fato de que cada pessoa precisa de apenas uma dose e não duas como se estimava.
Mas outro fenômeno é o baixo interesse da população em se vacinar.

Na Espanha, a Ministra da Saúde admitiu que negocia com as empresas para devolver o produto.
A ideia seria passar as doses para países que não assinaram contratos com empresas.
Uma das preocupações da ONU no início da pandemia era de que o poder de compra dos países ricos deixasse as demais economias sem acesso ao produto.

Esse é o perigo, a parte negativa da boa notícia: inicialmente, quem tinha mais dinheiro correu na frente para pegar primeiro a mercadoria; agora, repudiando a aquisição, querem passar adiante para os "países pobres", que não puderam participar da corrida por falta de verbas... será que esses países vão "salvar" as multinacionais, mais uma vez e ficar com o prejuízo, com o lixo que o Primeiro Mundo não tem interesse em utilizar? Será que aquele presidente vai fazer merda mais uma vez e comprar baratinho, por um precinho camarada, a devolução dos poderosos e espertos e seremos incitados a participar de uma "salvadora vacinação em massa"?)

1 comment:

karinacasola said...

É isso que me pergunto todos os dias. ¬¬

http://balalaico.blogspot.com/