Monday, February 1, 2010

Cosméticos Conscientes



Hoje, muitas pessoas querem consumir não só alimentos mas outros itens, com qualidade e ecologicamente corretos, como produtos de limpeza, vestuário, mobiliário, produtos de higiene pessoal, entre eles os cosméticos.
Recebi material do Mundo Verde sobre o assunto e selecionei alguns dados para postar aqui.

O que seria um "cosmético saudável"?
Cosméticos saudáveis são aqueles em cuja produção entram apenas fragrâncias e corantes naturais e ingredientes de origem vegetal, sendo que nada de transgênicos, aditivos químicos, conservantes, derivados de petróleo. Isso sem falar naqueles obtidos através de sacrifícios e testes feitos em animais.

É importante ressaltar que o que é aplicado na pele é absorvido pelo corpo, portanto, a qualidade é fundamental. Os produtos chamados naturais devem conter entre 5 e 70% de ingredientes orgânicos em sua formulação. Por isso, ler as especificações na embalagem é importante.

O que mais caracteriza um cosmético ecologicamente correto?
Além do produto não conter substâncias poluentes, este deve ter sido fabricado com matérias-primas certificadas oriundas de áreas extrativistas, não utilizando insumos de origem animal e nem deve ser testado em animais.

Os cosméticos verdes:

1. não dilatam os poros, diminuindo as chances de acne.

2. não ressecam a pele.

3. são considerados hipoalergênicos.

4. são ecologicamente corretos, pois respeitam o meio ambiente, não poluindo em nenhuma etapa de sua produção. Também não contêm nenhuma substância poluente em sua formulação.

Para saber se o produto é incorreto do ponto de vista ecológico, basta verificar se contém óleo mineral (paraffinum liquidum) ou parafina (paraffin ) em sua composição. Caso contenha, é considerado poluente. Essas substâncias são derivados de petróleo. Um litro de óleo mineral, por exemplo, é suficiente para poluir 100 mil litros de água.
Há ainda outras vantagens ao se escolher o óleo vegetal, o qual tem estrutura semelhante à da pele, permitindo que os ativos sejam absorvidos de modo mais eficaz. O óleo mineral, por sua vez, tende a causar o tamponamento dos poros dificultando a penetração dos ativos e apresentando ação comedogênica (formação de cravos e espinhas).


Já existem muitas empresas fabricando esse tipo de cosmético, mas podemos usar para limpeza ou hidratação o simples e eficiente óleo puro, prensado a frio: por exemplo, de oliva, de gergelim, de linhaça ou de coco, esse último já tendo sido indicado por muitas amigas como uma panacéia natural (usado interna e externamente)!

2 comments:

FR said...

Vera, parabéns por seu blog.

Vera Falcão said...

Obrigada pela visita!