Friday, February 12, 2010

Perdemos um grande defensor dos animais


Enquanto existe gente louca e má que atira bichanos pela janela do apartamento (caso acontecido recentemente em Passo Fundo/RS, onde Jandira Cadore atirou uma gatinha do 8º andar de seu prédio, visto que ela a estava perturbando), também existem muitas outras pessoas (ainda bem!) que defendem e amam os animais.

Uma delas é o escritor e médico veterinário Dr. Marcel Benedeti, que desencarnou (foi para o andar de cima ou para outra dimensão, como queiram) no dia 1º de fevereiro e quem perderá muito com a sua ausência são os animais...

"No dia 1º de fevereiro de 2010, às 11 horas da manhã, Dr. Marcel Benedeti, médico veterinário, escritor e defensor dos animais, desencarnou, em São Paulo, aos 47 anos. Ele lutava contra um câncer de fígado.

Era vegetariano e dedicou a vida aos animais e à conscientização das pessoas sobre a necessidade de tratar todas as espécies com respeito e compaixão. Além de seu trabalho como médico veterinário, Dr. Marcel escreveu diversos livros sobre os animais na ótica espírita, bem como participava do programa “Nossos Irmãos Animais”, na Rádio Boa Nova.

No programa da Rádio Boa Nova, único no gênero, mostrava os animais como seres inteligentes e sensíveis, capazes de compreender as nossas ações sobre eles. Com o programa, Marcel Benedeti conseguiu mudar o ponto de vista de milhares de pessoas que se tornaram vegetarianas por simples demonstração de respeito aos animais. Milhares de pessoas que não davam importância aos seus animais passaram a respeitá-los e a tratá-los com a dignidade que merecem, tanto quanto nós.

Marcel, ainda na tentativa de ampliar a consciência nas pessoas, criou uma associação (ASSEAMA), que tem como objetivo educar por meio de cursos, que envolvem o aprendizado da ética no trato com os animais. Por intermédio da associação, Marcel conseguiu arrecadar rações e medicamentos, distribuídos aos animais carentes, contribuindo assim para salvar milhares de vidas animais.

Certo de que a educação é o caminho correto para uma vida melhor e mais digna aos animais e pessoas, Marcel Benedeti defendia que, ampliando o seu pequeno projeto de educação ética, se ampliariam os horizontes da dignidade humana para com os animais. Seu objetivo era ver os animais sendo tratados com dignidade e respeito, pois acreditava que um crime cometido contra um animal possui a mesma gravidade de um crime cometido contra uma pessoa.

Marcel Benedeti publicou os livros:

- Todos os Animais Merecem o Céu;

- Todos os Animais São Nossos Irmãos;

- Animais no Mundo Espiritual;

- A Espiritualidade dos Animais;

- Histórias Animais que as Pessoas Contam;

- Errar é Humano – Perdoar é Canino;

- Os Animais Conforme o Espiritismo.

Se puderem, leiam algum desses livros (ou todos) - mesmo não sendo espíritas - eu não sou, apesar de simpatizar com a filosofia e gostei muito da leitura.

Aqui, nesse tópico mais antigo, uma entrevista com o doutor, onde ele comenta seu livro "Todos os animais merecem o céu".

Doutor Benedeti, parabéns pela sua existência produtiva e que deixa um legado positivo!

No comments: