Thursday, July 1, 2010

Eca, que fedor, tchê!


Odor incomoda em Santa Rosa/RS
O mau cheiro que predomina no município já está sendo investigado pelo Ministério Público


Será que os causadores desse mau cheiro pensam que as pessoas não têm nariz?

Na década de 70, aqui em Porto Alegre, sofremos com o fedor exalado pela fábrica de celulose Borregaard e a luta para nos livrarmos desse infernal cheiro, transformou-se "num dos mais combativos movimentos de resistência ecologista que o Brasil já conheceu e inaugurou um inédito processo de revisão de métodos produtivos. Esse processo viria a contar com a colaboração de ninguém menos que o ecologista-emblema dos gaúchos, José Lutzenberger. (...) Mal a Borregaard entrou em operação, em março de 1972, a cidade de Porto Alegre foi tomada por um insuportável cheiro de repolho azedo. Levantou-se tamanho clamor público que a imprensa nem teria como deixar de repercutir. Antes saudada nos editoriais como portadora da “arrancada desenvolvimentista sul-rio-grandense”, prestigiada nos atos inaugurais por um elegante time de embaixadores nórdicos – da Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia, a empresa começou a ser veementemente instada a dar explicações sobre seus péssimos hábitos de higiene. “Seu diretor-superintendente saiu-se com a cândida declaração de que, ao entrar em funcionamento, haviam “surgido” na indústria três problemas de poluição: “ruído, ar e água.” (Trecho entre aspas retirado de BORREGAARD: UM MARCO DA LUTA AMBIENTAL NO RIO GRANDE DO SUL/Lilian Dreyer)

Pois agora, Santa Rosa, localizada no noroeste do Estado, também está sofrendo com o odor fétido que toma conta da cidade, conforme mátéria pinçada da ZH de hoje:

Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, o mau cheiro que toma conta da cidade em determinados momentos do dia vem tirando o sossego da população. Para se defender do inimigo silencioso que invade as casas com seu odor desagradável, os moradores se armam de algumas estratégias.

Carlos Schüler, 54 anos, afirma que o odor é insuportável e causa ardência nos olhos e garganta. Nesses momentos, ele fecha todas as portas e janelas. Mesmo assim, reclama o professor, não há como não sentir o mau cheiro, apenas amenizá-lo.

– Ainda bem que agora está frio, no verão passamos calor com toda a casa fechada.

De acordo com outra moradora, a aposentada Nair Lorena Fehlauer, 60 anos, o cheiro chega a tirar o sono:

– Nossa casa parece uma casa indiana, com incensos acesos por todos os lados para tentar mascarar o odor.

Técnicos irão procurar a origem do problema

Ela conta que há algumas semanas sua irmã estava internada no Hospital Vida e Saúde e até mesmo dentro da instituição era possível sentir o odor.

– É cheiro de podre, de carniça – explica Nair.

Com tantas queixas, o Ministério Público entrou no caso. Um inquérito civil público investiga problemas que estaria originando o mau cheiro na cidade. O promotor Janor Lerch aguarda que técnicos façam uma inspeção em um frigorífico local que, segundo moradores, seria a origem do mau cheiro.

– Os técnicos vão detectar a origem do problema e, após, nos pediremos providências – diz Lerch.

2 comments:

Edna said...

Oi, Vera. Sempre que tenho um tempinho, entro aqui para dar uma olhadinha nas suas postagens novas, ou até mesmo revisitar as mais antigas. Espero também que o povo acorde e abra bem os olhos para o que é divulgado na mídia, que nem de longe está preocupada com a saúde e o meio ambiente. Continue denunciando e parabéns pela coragem!
Edna.

Vera Falcão said...

Edna, obrigada por importar-se, estares alerta é fundamental, precisamos de mais pessoas cientes e com o senso de que fazemos parte de um Todo - se uma parte dele não funciona, o restante também é prejudicado... Abraço!
P.S.: Aliás, essa questão do cheiro ruim em Santa Rosa não foi mais abordada pela mídia, não sabemos como a história desenvolveu-se...