Thursday, May 12, 2011

O descaso com a infância


Lendo os jornais de hoje, me surpreendi com várias notícias na mesma edição, envolvendo atos de negligência e/ou crueldade contra crianças... Antigamente, esse era um tipo raro de notícia, as crianças eram tratadas como jóias preciosas, ou seja, ninguém pensava em danificá-las ou perdê-las!

Observem:

Incêndio em casa mata três crianças - Três crianças de uma mesma família morreram carbonizadas, ontem à tarde, na zona Leste de Porto Alegre. (...) A mãe tinha ido à padaria. Uma das crianças foi encontrada debaixo da cama, a outra, próxima e a terceira, em um outro quarto. O avô é cego e não conseguiu ajudar os netos.

Bebê morre afogado com mamadeira - Um bebê de 5 meses morreu afogado enquanto tomava leite na mamadeira ontem à tarde. A criança estava na Maternal PQNinos, no bairro Petrópolis, em Novo Hamburgo. (...) Segundo laudo preliminar do Samu, o bebê foi vítima de asfixia causada por afogamento. (...) Conforme apurou o Conselho Tutelar, o local não teria alvará de funcionamento. (...) A Polícia Civil aguarda para hoje o laudo que apontará a causa da morte.

Menina morre em creche em SM - Uma criança morreu ontem em uma creche, na vila Alto da Boa Vista, em Santa Maria. Conforme os bombeiros, ao chegar ao local, a menina estava no colo de um homem, enrolada em um cobertor e foi encaminhada ao Pronto-Atendimento Infantil, mas chegou sem vida. Segundo vizinhos, ela teria caído na piscina de uma creche. O pediatra que atendeu não soube precisar se ela morreu afogada ou engasgada.

Laudo aponta traumatismo - O bebê que morreu após ser jogado na lixeira de um hospital em Jundiaí (SP) pela própria mãe, sofreu traumatismo craniano, conforme o laudo do Departamento Médico Legal (DML). (...) A morte aconteceu no dia 29 de abril. A mãe afirmou que não sabia da gravidez e procurou o hospital porque estava com dores abdominais. Durante o atendimento, ela foi ao banheiro e expeliu uma "bolsa" que foi jogada no lixo. A mulher diz que não percebeu que se tratava de uma criança.

Bebê esquecido - (trecho da coluna de Paulo Sant'Ana) - Não me sai da cabeça o caso do pai que esqueceu o filho recém-nascido no seu carro e quando o reencontrou, cinco horas depois, o bebê estava morto. Morreu de fome ou talvez asfixiado.
Foi em Novo Hamburgo e faz 10 dias.
Esqueceu o seu bebê como se esquece um guarda-chuva, um celular.
Talvez tenha esquecido o seu bebê porque ele nascera havia tão pouco tempo, não o incorporara ainda aos seus objetos cotidianos.
Esqueceu como se esquece de pagar uma conta, coma diferença que se pode pagar a conta no mês seguinte.
Há patrão que se esquece do empregado. E há empregado que se esquece de ir trabalhar.
Há noivos que se esquecem, na igreja, no dia do casamento, das alianças.
Há outros raros que sabem onde estão as alianças, mas esquecem de se casar.
Está bem esquecer as alianças, esquecer de casar-se, esquecer de enviuvar, mas esquecer o filho dentro do carro é demais.

Pais dizem colaborar na investigação - Os pais do bebê morto ao ser esquecido dentro do carro em Novo Hamburgo se manifestaram pela primeira vez ontem. (...) A nota é assinada pela mãe e pelo pai, que esqueceu a filha, de 7 meses, portadora da Síndrome de Down, dentro do automóvel. Na manifestação, a família afirma que não há palavras que possam representar o sofrimento dos pais, que ainda se encontram "profundamente abalados". A Polícia Civil continua investigando o caso e o pai da menina deve ser indiciado por homicídio doloso.

E enquanto escrevo estas linhas, mais ocorrências violentas continuam sendo noticiadas pela mídia, envolvendo bebês:

Um bebê foi localizado morto na noite de ontem (11) dentro de uma sacola plástica, na região da Vila Mussoline, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A mãe da criança não foi encontrada.

A localização do bebê foi feita, por volta das 21h30, por uma homem que procurava materiais recicláveis. Ele então comunicou a Polícia Militar, que foi até o local e constatou que a criança já estava morto.

Segundo a Polícia Militar, a criança - do sexo feminino - tinha cerca de 30 centímetros e aparentava ter nascido após cerca de seis e sete meses de gestação. O caso foi registrado no 2º DP de São Bernardo do Campo.

*************************************

O corpo de um bebê prematuro que aparentava ter sete meses de gestação foi encontrado dentro de uma sacola plástica na noite desta quarta-feira (11) em São Bernardo do Campo, no ABC.
Segundo a Polícia Militar, um catador de material reciclável viu o pacote deixado junto com outros sacos de lixo nas proximidades de um posto de combustíveis. Ele avisou os funcionários do estabelecimento, que chamaram a polícia.
A Polícia Civil investiga quem é a mãe do bebê e quem o jogou no lixo.

Que modelo de civilização criamos, em que as sementes da nossa espécie estão sendo pisoteadas, perdidas, desprezadas, neglicenciadas e destruídas?

Andam falando muito em "fim do mundo", que vai acabar em 2012 e outras tantas profecias, mas para mim, tais ocorrências criminosas são um grande sinal de que já estamos no fim de um ciclo e outro precisa ser iniciado, urgentemente: um que envolva ética, amor e a redescoberta da humanidade!


Fontes: Correio do Povo e ZH, edições de hoje, 12/10/11

No comments: