Wednesday, June 8, 2011

Procura-se o (ir)responsável!


A Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural) foi a primeira entidade ambiental criada no Brasil e na America Latina - essa informação fornece importância a ela.
E quando dizemos que ela foi fundada por José Lutzenberger (entre outros ambientalistas, como Augusto Carneiro e Hilda Zimmermann), essa importância cresce.
Acabamos de festejar o Dia Mundial do Ambiente, em 5 de junho - um dia após esse fato, no dia 6 de junho, a sede dessa importante organização ecológica foi... destruída! Simplesmente, uma empresa de demolição entrou numa área pública (o terreno tem cessão de uso expedido pela própria Prefeitura, por 20 anos, a contar do início de 2002) e botou abaixo a construção, que tinha um lindo telhado com vegetação exuberante.

Com um alvará provisório expedido pela Smic (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio), a empresa Peruzzato & Kindermann se achou no direito de limpar o terreno para instalar uma pizzaria...

O secretário Valter Naigenstein (Smic) manifestou surpresa e indignação com o ocorrido e prometeu abrir sindicância para apurar a responsabilidade desse infeliz erro burocrático.
É a segunda vez que o secretário vem a público esse ano, constrangido e desculpando-se por falhas gritantes cometidas por sua Secretaria. A primeira foi devido ao caso das bicicletas acorrentadas no Mercado Público, que não possuía um espaço para guardá-las; quando os donos dos veículos reclamaram para a Smic, uma funcionária respondeu por e-mail que bicicleta não é própria para fazer compras, mas para lazer, ou seja, "o que vocês foram fazer no Mercado Público com essas bicicletas?"

O caso acabou de forma positiva, com a construção de um bicletário no local - será que a destruição de um espaço importantíssimo na estrutura da cidade, devido ao seu valor histórico e ecológico, vai gerar alguma consequência produtiva para a população?

1 comment:

Angélica Roz said...

Oii Vera!!
Acabei de responder o teu comentário lá no blog! Passa lá para espiar. ;)
Essas promoções são de enlouquecer né?!
Então não resistiu e comprou Feios! \o/ Vale a pena!! Se o livro não for muito bom, passa adiante nas trocas... Esses livros da moda saem rapidinho...
Estou adorando os teus comentários lá no blog! Desculpa a demora para passar por aqui. Ando com as visitas todas atrasadas. :(
Bjss, bom findi!!