Friday, August 12, 2011

Mortes e sequelas em testes de vacinas


Adoro a Wikileaks... mostrando a sujeira varrida para baixo do tapete dos "donos do mundo"...


Wikileaks: multinacional farmacêutica conspirou para evitar julgamento na Nigéria
10/12/2010

A multinacional farmacêutica Pfizer negociou em abril de 2009 com o governo da Nigéria um acordo para evitar ser processada pela morte de 11 crianças e pelas sequelas provocadas em dezenas de outras, após testar um medicamento chamado Trovan, usado no tratamento da meningite. O fato foi revelado por um documento vazado pelo Wikileaks nesta quinta-feira (09/12).

Em 1996, cerca de 200 famílias de Kano, estado no norte da Nigéria, garantiram que seus filhos receberam o medicamento de forma experimental e, após a morte de 11 crianças, a companhia norte-americana pagou indenizações aos pais das vítimas para evitar um julgamento.

Despachos da Embaixada dos Estados Unidos em Abuja revelaram como a Pfizer conquistou esse acordo, usando detetives para coletar provas contra membro do judiciário nigeriano e publicá-las na imprensa. De acordo com os documentos, o plano deu certo e o procurador-geral do país, Michael Aondoakaa, acusado de corrupção, abandonou o caso.

Pfizer indeniza famílias nigerianas por mortes e sequelas em testes de vacina
11/08/2011

A multinacional farmacêutica Pfizer pagou 175 mil dólares a cada uma das primeiras quatro famílias afetadas por um teste realizado com uma vacina para meningite em um acampamento em Kano, na Nigéria, em 1996. A experiência do laboratório deixou 11 crianças mortas e cerca de cem delas tiveram sua saúde de alguma forma afetada.

Essa indenização faz parte de um acordo extrajudicial firmado em 2009 entre a Pfizer e o governo de Kano, na região norte do país, depois de dois anos de análise do material genético das vítimas. Além do dinheiro, a empresa se comprometeu a patrocinar projetos para desenvolvimento da saúde em Kano e a criar um fundo de 35 milhões de dólares para compensar os afetados.

Além de testar medicamentos em animais, também estão testando em seres humanos... quem quer ser cobaia? Observem que o fato aconteceu na África, similar à situação abordada em O Jardineiro Fiel - aliás, filme imperdível!


Fonte das informações:

Pfizer conspirou para evitar julgamento

Pfizer indeniza famílias por danos com testes



No comments: