Friday, October 7, 2011

Você gosta do que vê no espelho?

Dia de amar seu corpo

Vivemos numa sociedade em que elaboramos um conceito sobre as pessoas envolvendo-as com um longo e avaliador olhar... analisamos o cabelo, o índice de gordura, os dentes, as rugas, o som da voz, toda e qualquer imperfeição  é cruelmente colocada na balança para, enfim, emitirmos nosso veredito: nossa, que bagulho!

É, pode até ser engraçado à primeira vista, mas nos acostumamos com essa ditadura da perfeição física: malhação, dietas hipocalóricas, corrida, saltos e mirabolantes práticas aeróbicas e anaeróbicas que tornam a vida das pessoas um pequeno e particular inferno, embora elas digam que não, que estão cuidando da saúde... Epa! sou uma das maiores defensoras da manutenção da saúde, mas sem exageros e sempre visando o bem estar, nunca o sacrifício e a tortura!

As mulheres são presas fáceis dessa ditadura, principalmente quando entram no mundo de sonhos (que podem virar pesadelos) das cirurgias estéticas; diminui o nariz, aumenta os seios, tira a barriga, levanta o popô, elimina as manchas da pele, corta a papada, esconde os sulcos que a vida colocou na face... Silicone hoje é palavra comum, até as crianças já conhecem seu significado e quem sabe até pensam em colocar algum, no futuro...

ok, cada um é dono do seu corpo e faz com ele o que desejar!

Mas será que desejamos mesmo fazer todas essas modificações ou elas são impostas pela indústria da moda de braços dados com os avanços tecnológicos ligados à estética, de uma forma que começa sutilmente, depois escancara e você já não tem como escapar? A vizinha fez, minha tia também, até minha avó entrou nessa, todas as atrizes da novela estão fazendo - socorro! tenho que fazer também!!!!!!!!!!!!!

Às vezes, pensamos que nossas decisões são muito pessoais, que escolhemos aquilo que queremos - mas será que é assim mesmo? E todas essas influências que rodeiam você, será que elas não "fazem a sua cabeça"? Agora mesmo, você está lendo o que escrevi e pensando a respeito; de certa forma, estou influenciando seus pensamentos... ainda bem que desejo apenas que você reflita, que pare pra pensar e não seja apenas mais um carneirinho que segue o bando!

Olhe seu corpo com amor, com tolerância e veja se realmente são necessárias tantas intervenções agressivas para transformá-lo ou para tentar parar a ação do tempo... aceite-o e ajude-o a manter-se saudável e bonito com práticas como a alimentação equilibrada, caminhadas, nadar, yoga e outros exercícios não estressantes, cosméticos naturais (menos química), muita respiração correta (a maioria das pessoas respira de forma errada e não oxigena suas células) e, principalmente, muito amor! Procure o Caminho do Meio...

No comments: