Thursday, April 25, 2013

Onde nasce o boato?



A pessoa, ao ser entrevistada, seja famosa ou não, tem que pensar antes de abrir a boca e refletir sobre a repercussão do que vai dizer. Uma criatura que fala muita bobagem quando abre a boca é Cleo Pires, por exemplo, dizendo-se vegana mas que, às vezes, "come um peixinho". Sou favorável ao ditado "em boca fechada não entra mosca" e se tiver moscas lá dentro, tenha cuidado ao libertá-las.

Claro que a mídia adora manipular e distorcer as palavras dos entrevistados e isso é mais um motivo para cuidar do que é dito. Tais dirtorções vendem jornais, revistas e atraem anunciantes para a televisão e o público adora! Quanto mais sangue, aberrações, podres e falcatruas forem divulgados, sejam verdadeiros ou não, a massa vibra.

A inveja do sucesso do outro é também um dos detonadores do boato, como o ciúme, o ressentimento, a vingança, a ganância. E o pior disso tudo é que consertar depois não adianta muito, páginas e mais páginas são escritas para criticar e um espacinho modesto é aberto para fazer a retratação.

Quem vive assediado pela mídia tem que estar preparado e saber que não deve "abrir seu coração", ou seja, dar munição ao inimigo, porque essa mídia que vive de fofocas não está nem um pouco preocupada com o que vai criar com sua versão dos fatos. Aliás, quanto mais confusão, melhor.

E se não sabe o que falar, contrate um assessor, um RP. Às vezes, acho que falam alguma coisa nebulosa pra criar polêmica mesmo, quando estão precisando colocar os holofotes sobre si, quando estão meio desgastados ou precisando de divulgação.
Ou seja, uma mão lava a outra.

No comments: